quinta-feira, 17 de maio de 2012

Prepare-se para a EFD Social


Prepare-se para a EFD Social

O projeto, segundo Jorge Campos, está em fase final de análise do layout na Receita

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) completa em 2012 cinco anos e deve ganhar, em breve, mais uma novidade. A Receita Federal prepara a EFD Social, também conhecida como Sped Folha. O projeto piloto está em fase de testes pelo Fisco e tem como objetivo abranger a escrituração da folha de pagamento.

Em entrevista ao Contmatic PhoenixMais,Jorge Campos, diretor da Aliz Inteligência Sustentável e coordenador do portal Sped Brasil, que acompanha de perto o desenvolvimento da EFD Social, fala sobre mais essa novidade e os seus impactos nas empresas.

Desde maio de2011, aReceita Federal intensificou as discussões e os preparativos para o lançamento da EFD Social ou Sped Folha. Em que estágio encontra-se esse projeto, já que havia previsão de que pudesse ocorrer em janeiro de 2013?
O projeto na realidade começou em dezembro de 2009 com discussões esporádicas, até que no início de 2011 retomou a sua agenda e no final do ano o governo convidou outros setores para ingressarem na discussão, como contact center, construção civil, telecomunicações, serviços e agrobusiness, etc. Atualmente, temos uma agenda divulgada até no evento da Anfip, realizado em março último, em Natal, previsto para janeiro de 2013, mas que pode sofrer alterações em função de várias questões, entre elas o orçamento do governo federal e a solicitação das empresas para uma agenda mais confortável, como janeiro de 2014, face à complexidade do projeto.

Como estão os resultados já obtidos no projeto piloto? E quais os principais problemas encontrados até o momento?
O projeto está em fase final de análise do layout, e em relação ao modelo inicial tivemos grandes evoluções, principalmente porque a coordenação do projeto tem estimulado a discussão e tem escutado os principais questionamentos e argumentos das empresas. Temos um item que realmente é um grande pesar, trata-se da ausência da Caixa Econômica Federal, que poderia dar uma maior punch ao projeto, principalmente pelas obrigações acessórias que poderiam ser eliminadas na primeira fase. Assim, esse passo ficará para a segunda fase do projeto.

Afinal de contas, como funcionará a EFD Social? Quais dados serão armazenados no sistema e por quem eles serão compartilhados?
A EFD Social será enviada à Receita até o dia 20 do mês subsequente e os eventos serão encaminhados via webservice intempestivamente. Antes do projeto será enviado o evento de cadastro inicial com os dados de todos os funcionários ativos, com as informações do que seria hoje o Livro de Registro de Empregados. A intenção da Previdência é ter o Cadastro Único de Trabalhadores (CUT) e o acesso a essas informações poderá ser feito pelos participantes do projeto (Receita, Previdência Social, Ministério do Trabalho e o INSS).

Em uma recente palestra sobre o assunto, foi informado de que o número do PIS será abolido, sendo utilizado para esse fim o próprio número do CPF. Quais outras importantes mudanças devemos ter com a EFD Social?
Sim, realmente, essa é uma da novidades, a definição do CPF em substituição ao NIT. Acredito que a grande mudança será o envio mensal da folha de pagamento à Previdência. Essa por si só já traz um nível muito grande de complexidade nas empresas, acostumadas a tratar e guardar a folha de pagamento a sete chaves. Há também a previsão de uma folha digital simplificada para pequenas empresas, como MEI, segurado especial, empregador doméstico, pessoa física equiparada à empresa e Simples Nacional. Também, está prevista a adoção de uma nova obrigação, a DCTF Prev, com a mesma faculdade da DCTF atual, ou seja, confissão de dívida.




Vitor Henrique Falvo da Silva