sábado, 28 de novembro de 2015

Contratos fraudulentos:

Alguns casos de auditoria que estou dividindo para multiplicação de experiências:


TITULO: Contratos fraudulentos:

Apontei em um relatório o parágrafo “indícios de lavagem de dinheiro”

Tem que ter coragem pra escrever isso em relatório ? Não, tem que conhecer muitas leis (tributaria, código civil, código penal, código comercial, trabalhistas, societárias, ...) números, contratos, e TER PROVAS.

Ainda bem que o relatório seguiu na integra para o cliente, pois do contrario eu saberia com que tipos de pessoas eu estaria lidando e poderia sair fora mais cedo.

Minha área tributaria não se restringe a lançamentos contábeis, classificação contábil, balanços e balancetes, eu vasculho cada contrato, cada valor, cada lógica de parâmetros de mercado.

Então pelo balancete anual verifico os maiores valores primeiro e se destacam como se fosse fogo.
Em seguida verifico os contratos de fornecedores e as lógicas de mercado, exemplo super faturamento, falta de detalhes, ...

Ao apontar em relatório de auditoria tributaria que os valores não eram condizentes com a realidade do mercado assim como a falta de transparência, ou seja, o contrato era genérico em todos os aspectos, não detalhava quantidades, valores por itens, ...

No mesmo relatório onde apontamos os erros, sugerimos os acertos.
Auditoria não obriga, apenas orienta.
O cliente, como de praxe foi orientado a melhorar vários aspectos do contrato.
O contrato foi melhorado, mas os valores continuaram altos.
No caso de valores altos, o mercado é de livre concorrência e no meu ver não teria justificativa dos valores continuarem altos.

Participei da auditoria tributaria nesta empresa por uns 2 anos e desmotivado a apontar tantos erros nos mesmos parâmetros, me desliguei do trabalho deste cliente que pra mim não parecia fazer sentido.

Alguns anos depois do meu desligamento, a empresa (cliente) saiu em noticiários de grande repercussão, acusada por escândalo de lavagem de dinheiro, ... Não foi por falta de relatório de auditoria tributaria.
O cliente na figura de seu presidente na época, mencionou como resposta que seu balanço era auditado (obrigação legal no caso deste cliente, não era opcional) e que não existiam apontamentos pela Auditoria de Balanços, sobre o caso em questão.

Existiam duas auditorias prestando serviço neste cliente: Auditoria de Balanço (uma empresa grande – como de praxe) e Auditoria Tributaria (pequena como varias onde eu estava)

A empresa de Auditoria de Balanço parece que faz um serviço de praxe e não se atem a contratos.  Tive acesso aos relatórios dos Balanços dos exercícios anteriores e não existiam apontamentos sobre os contratos que mencionei.

Ou se faz um serviço completo, ou não se faz nada.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

: Estoque físico não verificado:

Alguns casos de auditoria que estou dividindo para multiplicação de experiências:


TITULO: Estoque físico não verificado:

Em testes que fiz em diversas empresas, notei um “PILOTO AUTOMÁTICO” de comportamentos, tanto de auditores, como de funcionários responsáveis, técnicos habilitados, diretorias... Este exemplo é ótimo.

Imaginemos um estoque ?
Uma empresa de grãos, não foi minha auditoria, mas teve divulgação na época em poucos noticiários.    A auditoria feita tomou como base os lançamentos contábeis, balancetes e balanços, provavelmente em nenhum momento houve um teste de estoque.
Pergunta ? Como assim ? Se o principal produto era estoque de grãos com um agravante de cultura única, por que nenhum auditor foi verificar o estoque físico ?
Moral da historia – A empresa adquiriu um credito bancário, lançou ações na bolsa e não teve condição de honrar compromissos, já que o estoque de grãos não era real.
Pergunta ? Como assim ? Uma empresa lança ações na bolsa de valores e ninguém dos órgãos responsáveis por validar a classificação da empresa nos procedimentos para lançamento de ações novas verificou os estoques físicos ?
Sem Pergunta, apenas comentário: Todo banco só empresta dinheiro com garantia real, então, provavelmente este banco tinha bens moveis e/ ou imóveis desembaraçados da empresa solicitante do credito bancário prontos para executar judicialmente em caso de inadimplência.

Dica; Não adianta ter um plano de testes de auditoria se o principal é uma amostragem de qualidade.
Nunca me prendi aos testes em seqüência, quando eu me deparava com uma duvida crucial como este exemplo.
Solicitava pra fazer um teste de amostragem.   Sem o teste autorizado, comunicava que seria lançado no relatório final que o teste de amostragem não foi feito, prejudicando a real compreensão dos serviços de auditoria.


Ou se faz um serviço completo, ou não se faz nada.

domingo, 8 de novembro de 2015

Após vários anos nesta área Tributaria e Financeira, Contratos, ... fiquei desestimulado como algumas empresas, empresários e profissionais lidam com as rotinas.

Descaso, falta de planejamento, falta de disciplina, falta de organização, falta de prioridades, despreparo para assumir o cargo, ...

Então estou dando um tempo para as coisas clarearem, entretanto nesta pausa, estamos vendo como o governo é um grande desperdício de dinheiro publico, tempo, qualidade de vida do povo ,... Mas a vida não para então vamos em frente.

Faça uma auditoria na suas contas pessoais ou empresarias e descubra como está !
Tipo um check-up medico, de tempo em tempo é necessário.

Quero te ajudar, minha experiência foi muito alem do que eu esperava, atuei em analises técnicas tributarias/ financeiras de pequenas, medias e grandes empresas, multinacionais, em todas encontrei erros tributários, tais como:
* Valores pagos a maior, de vários impostos, INSS, IRRF, IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, gerando credito a receber/ compensar.
* Valores pagos a menor, de vários impostos, gerando débitos a pagar.
* Descumprimento de procedimentos, o que de imediato não gera um debito, porem, o empresário acredita que sua empresa esta em dia com as obrigações e la na frente é pego se surpresa com uma notificação do órgão regulador e muitas vezes seguido de multas.

O que mais me da prazer é encontrar créditos a receber ou compensar, pois mesmo que custe a vaga de um profissional despreparado que gerou o credito, quem me contrata acaba colocando uma grana no bolso que nem tinha noção.

Se quiser fazer um check-up tributário/ financeiro entre em contato comigo

Se eu não encontrar nada, você não paga nada.

Se eu encontrar valores a pagar ou a compensar créditos, você paga o que achar justo.



e-mail;        wnn33@oi.com.br